News ODN
 
  • Miércoles, 29 Marzo 2017
  • San Cirilo

Noticias

Comunicación

El fruto de nuestro trabajo debe consistir en transformar al alumno en mejor y más prudente
M. de Montaigne

A força de um Carisma

Noviembre 2015 | ODN |

Companhia de Maria Nossa Senhora 80 anos no Brasil.

A Comunidade Educativa Compa celebrou no dia 16/9, no Colégio, a abertura das comemorações do jubileu dos 80 anos de presença da Companhia de Maria no Brasil, contando com a presença de educadores, pais, alunos, ex-alunos, amigos, além das Irmãs.

Iniciamos com as palavras da Irmã Adriana Restrepo, Superiora Provincial da Companhia de Maria, província Cone Sul, que dirigiu a todos uma belíssima mensagem de acolhida, explicando também o profundo significado da celebração.

Em seguida, tivemos a Missa, em um clima de verdadeira família e de profunda ação de graças. Para iniciar a liturgia da palavra, contamos com a participação especial de um grupo de alunas que, com muita reverência e arte, conduziram a Bíblia, Palavra de Deus, até o altar.

Após a comunhão, tivemos um outro momento também de muito bom gosto e arte: A equipe e os alunos do Período Integral nos apresentaram, em forma de um Jogral musicalizado, uma síntese dos momentos mais marcantes da fundação dos primeiros Centros Educativos Companhia de Maria no Brasil, a chegada das primeiras Irmãs - Maria Casajoana, Maria Añón, Feliciana Miquelarena, Gumercinda Añón, Ascensión García e Carmen Pelaes - em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, seguida da fundação do colégio do Rio de Janeiro e o nosso Compa em 1957.

O Hino a Santa Joana de Lestonnac, antigo e sempre novo, com letra e música adaptadas pelo Prof. Hélio Miguel, também deu um brilho especial ao evento, e a força e a vibração com que as crianças cantaram, convidavam todos os presentes a aprender e a se unirem em uma só voz para entoá-lo. Outro destaque, digno de ser lembrado, foi o Hino dos 80 anos, composto com muito carinho pelos alunos do Período Integral, sob a orientação da coordenadora Lourdes e do Prof. Fábio Freire, com um conteúdo muito singelo e uma melodia e ritmo muito agradáveis de entoar.

Foi um momento muito significativo, pois o próprio símbolo e o lema já nos colocam numa atitude de muita gratidão a Deus pela Companhia de Maria e pela sua presença entre nós, além de animar-nos a continuar semeando esperança e suscitando um compromisso cada vez maior de todos nós, com a bela missão de Joana de Lestonnac.

Muitas outras comemorações teremos durante o 2016:

• Estreia do documentário de Pablo Zubizarreta, sobre a vida de Santa Joana e a missão da Companhia de Maria no mundo, no mês de maio.
• Peregrinação pelos caminhos de Santa Joana – Bordeaux (França), em julho.
• Experiência social intercolégios e obras da Companhia de Maria no Brasil. Datas a definir.
• Comemorações e festividades internas- COMPARTE, EXPOSIÇÕES ...
• Celebração de encerramento em Aparecida do Norte- SP, no mês de setembro.
• Estandes com materiais sobre Joana de Lestonnac e a Companhia de Maria
 

Descargar o artigo em PDF